segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cozinha: um local que deve ser consagrado à saúde

Por Valéria Guizo Duarte

A cozinha deve ser um local sagrado. Em algumas culturas orientais é nesse ambiente em que se preserva a saúde da família. Assim, os alimentos escolhidos para fazer parte do cardápio e as ornamentações do ambiente são cuidadosamente estudados para que o cômodo esteja em harmonia, o que trará saúde e bem-estar. É imprescindível que seja um local tranquilo, limpo e organizado.

A primeira atitude é transformar a cozinha em um local confortável para preparar e, em alguns casos, ingerir os alimentos. Deve-se reconhecer a importância desse cômodo, um símbolo da superfície da terra, local de onde nasce grande parte dos alimentos e que estão concentrados nesse ambiente, conforme sua escolha, para fazer parte do cardápio, a fim de resgatar e preservar a saúde.

Nesse processo de transformação da cozinha em um espaço sagrado aproveite para inspecionar os armários e doar os utensílios que não servem mais ou com pouco uso.

Escolha a imagem de um Ser de Luz, um Mestre querido ou algo que simbolize o Criador e coloque-a na parede em local visível. Esse quadro também poderá servir para chamar a atenção sempre que sua mente vagar e trouxer lembranças ou questões irritantes, preocupantes, que desperte ansiedade ou tristeza. Toda vez que isso acontecer, é aconselhável parar de cozinhar, deixar o ambiente, respirar fundo e fazer uma oração ou meditação antes de retornar. 

Crie o hábito de fazer uma prece e elevar o pensamento ao Criador toda vez que for cozinhar. Música e palestras que emanem boas vibrações ajudam a disciplinar nossa mente. A concentração torna-se mais fácil, quando adaptamos o ambiente para elevar a vibração.

Alguns segmentos recomendam que o cozinheiro e ajudantes tomem um banho antes de iniciar o trabalho, com o intuito de purificar, manter o corpo limpo e a mente calma. 

Ao terminar de preparar o alimento faça uma oração, recite um mantra ou cante uma canção de agradecimento pelo pão de cada dia. Aproveite para pedir que o alimento seja abençoado, aumente a imunidade, melhore a saúde e traga vitalidade para o corpo de todos que consumirem o alimento.

A técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes, Feng Shui, sugere adotar algumas regras para trazer paz, alegria, saúde e prosperidade ao seu lar e ambiente de trabalho. O estudo originou-se há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga, e desde então é adotado por pessoas no mundo todo pela comprovação dos resultados positivos.

As recomendações dessa prática milenar para a cozinha são práticas e ajudam a manter o ambiente mais organizado e melhorar a circulação de energia no local.

Todas as sugestões sugeridas neste texto são resultado de uma pesquisa, mas lembre-se de que o melhor mestre que alguém pode ter é o próprio ser interior. Escutá-lo com atenção ajudará exercitar a escuta íntima. Quando se consegue tal aprimoramento, é possível direcionar a vida da maneira como melhor lhe convier.















Um comentário:

  1. Adorei esse texto. Particularmente já gosto de peças coloridas na cozinha e de temperos à mostra. Veio pra confirmar e reforçar :-)

    ResponderExcluir