Por Valéria Guizo Duarte
Yoga
A
palavra yoga ou ioga pode ser traduzida como União, que representa nossa sintonia
fina com o Criador e a harmonia entre os cinco corpos (físicos, psicoemocional,
energético, testemunha e espiritual).
Para
se alcançar o estado de plenitude que há mais de 50 mil anos era transmitido
oralmente, um sábio a quem conhecemos como Patanjali
compilou o sistema do yoga. Para
começar ele separou o yoga em oito passos
(angas, em sânscrito).
8 Passos
Os oito passos são:
1. Yamas -
os valores fundamentais;
2. Nyamas
- recomendações de conduta para a vida diária;
3. Asana (posturas)
- permanência em uma postura estável e confortável, de forma natural e sem
esforço, ou ainda, manter a coordenação dos movimentos com a respiração durante as
sequências;
4. Pranayama
(exercícios respiratórios) - expansão e canalização de prana, energia primordial do nosso ser, absorvida principalmente
pela respiração;
5. Pratyahara
– controle e internalização dos sentidos;
6. Dharana
- concentração contínua sobre um foco específico, que uma vez investigado
revela o Todo;
7. Dhyana
- meditação. O alinhamento natural e espontâneo do corpo, respiração, mente e
espírito;
8.
Samadhi - estado final de meditação
em que o meditador se dissolve totalmente dentro da experiência de meditação e avança
para um estado de Pura Consciência.
OBS.: Samyama é um termo em sânscrito e significa o conjunto de Dharana, Dhyana e Samadhi.
OBS.: Samyama é um termo em sânscrito e significa o conjunto de Dharana, Dhyana e Samadhi.
Yamas
O fundamento do Yoga é uma ética universal e compreende cinco obrigações morais,
que também são citadas por vários segmentos religiosos. São elas:
1-Não
violência(Ahimsa);
2-Veracidade
(Satya);
3-Não-roubar
(Asteya);
4-Castidade
(Brahmacarya);
5-Não-cobiçar
(Aparigraha)
A finalidade é criar regras para orientar a
nossa vida instintiva. Textos do Yoga
reescritos mais tarde mencionam outros
cinco preceitos morais:
1-Compaixão
(Daya) ou amor ativo
2-Retidão
(Arjava) ou integridade moral
3-Paciência
(Kshama) ou capacidade de identificar-se metodicamente com a
consciência-testemunha e deixar que as situações da vida se desenrolem de acordo com o seu ritmo
próprio
4-Constância
(Dhriti) ou a capacidade de permanecer fiel aos próprios princípios
5-Dieta
parca (Mita-ahara) que pode ser considerada uma subcategoria do não-roubar,
pois os excessos alimentares são uma forma de roubar os outros seres e a
natureza. Nesse item pode-se incluir o jejum e a consciência ao se alimentar.
Nyamas
Nyamas
Os Nyamas,
que estão relacionados no segundo item dos oito passos de Patanjali, dizem respeito à
vida interior dos yogues. São eles:
1-Pureza (Saucha);
2-Contentamento (Samtosha);
3-Disciplina (Tapas);
4-Estudo (Svâdhyaya);
5-Devoção ao Senhor (Íshara-Pranidhâna)
1-Pureza – se refere a higiene do corpo e da
mente. A pureza mental pode ser desenvolvida com o uso da concentração e da
meditação. A personalidade deve ser tão pura que possa refletir sem distorções
o brilho de Si Mesmo Transcendente, o que significa que o aspirante no caminho
espiritual venceu todas as camadas que o impediam chegar à iluminação.
2-Contentamento- é uma virtude em que o
aspirante à verdadeira realização reconhece que deve preencher o vazio interior
e afastar de si a necessidade de adquirir cada vez mais coisas com a ilusão que
ficará satisfeito.
3 – Disciplina – no Bhagavad-Gitá, a Canção do Senhor que narra o diálogo entre Krishna e Arjuna já prontos para a guerra no Campo de Batalha, há distinção
de três tipos de disciplina que podem ser usadas para controlar a natureza
material :
Disciplina do corpo: oferecer a Deus,
mestres e sábios adoração comportando-se com pureza, retidão, castidade e
não-violência.
Disciplina da fala: evitar palavras que estimulem
inquietação e usar somente aquelas que transmitem sensações agradáveis e
benéficas, bem como a prática do estudo (Svadhyâya)
Disciplina da mente: ser bondoso, falar
somente o necessário, exercitar a prática do silêncio, autocontrole para a purificação dos estados interiores.
4-Estudo – a palavra Svadhyaya é composta de sva
(“seu próprio”) e adhyaya (“entrar
em”) e tem como objetivo deixar-se absorver pela sabedoria dos antigos. A
compreensão intelectual não é importante. A orientação é meditar nas verdades
reveladas por videntes e sábios que só podem ser entendidas com o coração, para
que o estudante possa ser transformado e seguir sua caminhada em direção ao Divino.
Como estudo também inclui-se a recitação de mântrica meditativa (japa).
5-Devoção – a ideia da Devoção ao Senhor faz
parte do Yoga desde os primórdios. Na
Devoção ao Senhor é o coração que se abre para prosseguir no caminho espiritual
com gratidão. O aspirante espiritual está entregue aos desígnios do Criador e
permite ser um instrumento da consciência superior.
Os Nyamas
exigem de nós um esforço pessoal, para que haja a possibilidade de alcançar a
graça de intervenção Divina no progresso para a realização.
Para
terminar sugiro algumas atitudes que podem ajudar a viver melhor
Não
violência(Ahimsa)
Uma
sugestão para agir com não violência é ser paciente. Em momentos difíceis fique
calmo e mantenha-se seguro e firme. Faça tudo o que tiver que fazer
devagar. Coloque amor em todas as suas atitudes e preserve sua mente tranquila. Observe a respiração toda vez que algum fato fugir do seu controle. Lembre-se
que nem tudo podemos controlar.
Veracidade
(Satya)
Se
comprometa a fazer o que disse que faria. Assuma a culpa, quando for
necessário. Valorize o que você tem agora. Seja original. Não tenha medo de críticas.
Não Roubar (Asteya)
Não Roubar (Asteya)
Seja
autêntico e sinta a força que desabrocha da alma. Se observe e fuja de cair na
armadilha do ego. Viva de acordo com as Leis do Amor. Procure transformar o
mundo para melhor.
Castidade
(Brahmacarya)
Para
aqueles que não são monges ou padres e que não fizeram votos de castidade, pode ser interpretado também como pureza de coração. Ser puro significa estar
distante de sentimentos como medo, conflito e ilusão. Faça o que tiver que
fazer com determinação e muito amor. Todo dia quando acordar diga para si mesmo
que deseja renovar, renascer e inspirar-se no Amor universal. Visualize-se envolto de uma luz branca que preenche o seu Ser de força
purificadora.
Não
cobiçar (Aparigraha)
Seja
produtivo, tenha objetivos claros em sua mente e respeite sua vida. Lembre-se
que seu futuro depende da atitude que você tiver hoje. Inclua em seus planos
a prestação de serviços comunitários, sem esperar nada em troca. Doe-se em benefício do
Planeta.
Compaixão
(Daya) ou Amor Ativo
Descubra
uma forma particular de amar e viva intensamente o amor a todos os seres e ao
Planeta. No lugar de exigir use a palavra preferir e receba com mais
compreensão o que vem do Universo para sua vida.
Aceite
a si mesmo como é. Lembre-se que você é único e jamais esqueça de investir no
progresso espiritual. Agradeça. A gratidão é um sentimento nobre e faz parte da
Lei de Abundância. Quanto mais se agradece, mais possibilidade temos de receber
o carinho do Universo.
Retidão
(Arjava) ou Integridade Moral
Observe
tudo o que tem vida e o que ela representa para cada ser. Atente para as
diferenças e as necessidades de cada um. Comporte-se sempre no intuito de
investir em ambientes saudáveis e harmoniosos. Liberte-se dos apegos que possam
impedir sua integridade moral.
Paciência
(Kshama) ou capacidade de deixar que os acontecimentos se desenrolem no próprio ritmo.
Paciência
é a ciência da paz. Quando deparar com uma situação que o irrite, procure ter
calma e ver em cada ser a porção Divina que cada um traz. Silenciosamente
procure sempre ver o melhor nas situações e nas pessoas. Lembre-se quantas
pessoas deixaram de morrer em acidentes de avião porque perderam o voo. Essa
atitude costuma ser milagrosa. Experimente!
Constância
(Dhriti) ou a capacidade de
permanecer fiel aos próprios princípios
Seja
autêntico ao acreditar em seu potencial Divino. Fale o que irá melhorar as
pessoas e as situações, de acordo com sua crença e experiência de vida.
Dieta
(Mita-Ahara) pode ser considerada
uma subcategoria do não roubar, pois os excessos alimentares são uma forma de
roubar os outros seres e a natureza.
Abra o seu coração, ouça a sua voz interior e siga
sua intuição. Há um tempo para tudo. Deixe o tempo atuar em sua vida. Assuma
total responsabilidade pelo seu bem-estar, mesmo que para isso precise deixar
de comer ou diminuir o consumo do que mais gosta. Pergunte para si mesmo qual a
alimentação que deve adotar, ouça seu corpo e desenvolva novos hábitos
alimentares, se for necessário. Coloque os seus limites e não se deixe levar
por outras opiniões. Observe também como
você está se alimentando física, emocional e mentalmente.
Pureza (Saucha)
Toda a ação realizada com
amor incondicional é considerada organicamente pura. Observe seus pensamentos e
valorize apenas os positivos. Quanto aos pensamentos negativos, troque-os por
outros melhores. Adote hábitos que o façam sentir-se puro, como beber bastante
água mineral, tomar vários banhos por dia e sempre se banhar em rios,
cachoeiras e no mar.
Contentamento (Samtosha) Observe se você tem escutado a
sua voz interior e se tem seguido as recomendações. Há um tempo para tudo. Dê tempo ao tempo.
Disciplina (Tapas)
Observe o uso das palavras.
Você pratica o que fala? Seja disciplinado com os compromissos que assumir.
Estudo ou Autorreflexão (Svâdhyaya)
Um bom livro ajuda a
encontrar novas ideias e desenvolver a capacidade criativa. Tenha sempre um
livro de cabeceira com ensinamentos sagrados e aproveite para deixar que o
conteúdo embale seu sono. A Autorreflexão beneficia a todos que necessitam se
aperfeiçoar. Não só os textos clássicos
como o Yoga Sutra , o Bhagavad Gita, o Tao Te Ching , a Bíblia , o Talmude, mas
também os livros espirituais ou inspiradores nos ajudam a compreender melhor
nossas atitudes, falhas, comportamento e, ainda, colabora na nossa mudança
interior.
Devoção ao Senhor (Íshara-Pranidhâna)
A rendição (Pranidhana) a uma fonte mais elevada (Ishvara) é um verdadeiro ato de prática
de yoga e requer de nós a decisão de ofertar todas as nossas ações,
pensamentos, palavras e emoções ao Criador. Assim, nossa vida será alinhada
para receber a todo instante as graças do sagrado. Experimente colocar em
prática o que Krishna porpõe para
Arjuna, descirto no capítulo 9, versos 26, 27 e 28 do Bhagavad Gita,:”Se uma
pessoa Me oferecer com amor e devoção uma folha, uma flor, frutas ou água, Eu
aceitarei. Ó filho de Kunti, tudo que você fizer, tudo que você comer, tudo que
você oferecer e presentear, bem como todas as austeridades que você executar,
tudo deve ser feito como um oferecimento a Mim. Dessa maneira, você se
libertará de todos os resultados das ações boas e más, e através deste
princípio de renúncia, você se libertará do cativeiro da ação e virá a Mim.”
Asana
Escolha uma série de exercícios e faça diariamente.
(Ver página 6 J )
Pranayama
Pare alguns minutos e observe sua respiração pelo
menos três vezes ao dia. Com a prática, exercite mais vezes ou por mais tempo. Essa
técnica de concentração que reduz o ritmo de pensamentos, acalma os batimentos
cardíacos e beneficia o aparelho respiratório.
Pratyahara
Volte-se para o seu interior e permaneça em silêncio
o máximo de tempo que conseguir.
Dharana – Para desenvolver a concentração foque um ponto
entre as sobrancelhas ou na ponta do nariz. Sempre que seus olhos desviarem-se
do ponto é porque está entrando pensamentos em sua mente. Não reprima os
pensamentos. Entre em contato com eles e deixe que sigam seu rumo. Volte os
seus olhos novamente para o ponto entre as sobrancelhas ou ponta do nariz. Faça
esse exercício alguns minutos por dia.
Dhyana –
Depois de algum tempo praticando a concentração, o praticante percebe que o
fluxo dos pensamentos diminue ou desaparece. Com a mente tranquila escolha uma
posição confortável e permaneça por algum tempo imóvel.
Samadhi (do sânscrito
samyag "correto" + ādhi, "contemplação") – Nesse
estágio o praticante sente-se pleno e inundado pela Graça da união, do amor, da
alegria, da gratidão e da bondade Divinas. A consciência atinge patamares de conhecimento
além do intelecto. Assim, pela prática
dos yamas e nyamas pode-se atingir Samadhi.Quando um iogue desencarna, os indianos denominam como Mahāsamādhi, literalmente "grande samādhi". Acredita-se que todo iogue praticante que alcançou o estágio de Samadhi saí consciente do corpo físico na hora da morte.
O significado da palavra é diferente em outras tradições religiosas.
Pesquisa
Livro: A Tradição do
Yoga. Autor: Georg Feuerstein
O Livro das Atitudes
I e II
Assim que acordar, ainda na cama:
- movimente 10 vezes os dedos dos pés (abre-fecha e extensão-flexão) e das mãos (abre-fecha)
- gire os tornozelos e os punhos 10 vezes para cada lado
- faça movimentos de extensão e flexão dos punhos e tornozelos por 10 vezes também.
- faça movimentos com as pernas como se estivesse pedalando, com cuidado para não forçar a coluna. Deixe o movimento ser suave e relaxado. Faça círculos para frente e para trás.
- descanse unindo as solas dos pés (Borboleta)
Espreguice. Alongue todo o seu corpo. Boceje, se tiver vontade.
Lembre-se de virar de lado, apoiar antebraço e mão no colchão para levantar delicadamente.
Faça a respiração Kapalabhati em três ciclos.
Atenção: esse exercício é contraindicado para hipertensos, pessoas com úlcera ou gastrite
Logo após, apenas observe o ar que entra e sai pelas narinas por alguns minutos.
Sugestão de prática para todos os dias
(Qualquer dúvida pode me perguntar.
Se desejar mais exercícios é só me pedir.)
- movimente 10 vezes os dedos dos pés (abre-fecha e extensão-flexão) e das mãos (abre-fecha)
- gire os tornozelos e os punhos 10 vezes para cada lado
- faça movimentos de extensão e flexão dos punhos e tornozelos por 10 vezes também.
- faça movimentos com as pernas como se estivesse pedalando, com cuidado para não forçar a coluna. Deixe o movimento ser suave e relaxado. Faça círculos para frente e para trás.
- descanse unindo as solas dos pés (Borboleta)
Espreguice. Alongue todo o seu corpo. Boceje, se tiver vontade.
Lembre-se de virar de lado, apoiar antebraço e mão no colchão para levantar delicadamente.
Faça a respiração Kapalabhati em três ciclos.
Atenção: esse exercício é contraindicado para hipertensos, pessoas com úlcera ou gastrite
Logo após, apenas observe o ar que entra e sai pelas narinas por alguns minutos.
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