sábado, 8 de março de 2014

Os Oito Passos de Patanjali - Teoria e Sugestões para Praticar


 Por Valéria Guizo Duarte

Yoga

A palavra yoga ou ioga pode ser traduzida como União, que representa nossa sintonia fina com o Criador e a harmonia entre os cinco corpos (físicos, psicoemocional, energético, testemunha e espiritual).

Para se alcançar o estado de plenitude que há mais de 50 mil anos era transmitido oralmente, um sábio a quem conhecemos como Patanjali compilou o sistema do yoga. Para começar ele separou o yoga em oito passos (angas, em sânscrito).


8 Passos

Os oito passos são:

1. Yamas - os valores fundamentais;
2. Nyamas - recomendações de conduta para a vida diária;
3. Asana (posturas) - permanência em uma postura estável e confortável, de forma natural e sem esforço, ou ainda, manter a coordenação dos movimentos com a respiração durante as sequências;
4. Pranayama (exercícios respiratórios) - expansão e canalização de prana, energia primordial do nosso ser, absorvida principalmente pela respiração;
5. Pratyahara – controle e internalização dos sentidos;
6. Dharana - concentração contínua sobre um foco específico, que uma vez investigado revela o Todo;
7. Dhyana - meditação. O alinhamento natural e espontâneo do corpo, respiração, mente e espírito;
8. Samadhi - estado final de meditação em que o meditador se dissolve totalmente dentro da experiência de meditação e avança para um estado de Pura Consciência. 

OBS.: Samyama é um termo em sânscrito e significa o conjunto de Dharana, Dhyana e Samadhi.

Yamas

O fundamento do Yoga é uma ética universal e compreende cinco obrigações morais, que também são citadas por vários segmentos religiosos. São elas:

1-Não violência(Ahimsa);
2-Veracidade (Satya);
3-Não-roubar (Asteya);
4-Castidade (Brahmacarya);
5-Não-cobiçar (Aparigraha)

A finalidade é criar regras para orientar a nossa vida instintiva. Textos do Yoga reescritos mais tarde mencionam  outros cinco preceitos morais:

1-Compaixão (Daya) ou amor ativo
2-Retidão (Arjava) ou integridade moral
3-Paciência (Kshama) ou capacidade de identificar-se metodicamente com a consciência-testemunha e deixar que as situações da vida  se desenrolem de acordo com o seu ritmo próprio
4-Constância (Dhriti) ou a capacidade de permanecer fiel aos próprios princípios
5-Dieta parca (Mita-ahara) que pode ser considerada uma subcategoria do não-roubar, pois os excessos alimentares são uma forma de roubar os outros seres e a natureza. Nesse item pode-se incluir o jejum e a consciência ao se alimentar. 

Nyamas

Os Nyamas, que estão relacionados no segundo item dos oito passos de Patanjali, dizem respeito  à vida interior dos yogues. São eles:

1-Pureza (Saucha);
2-Contentamento (Samtosha);
3-Disciplina (Tapas);
4-Estudo (Svâdhyaya);
5-Devoção ao Senhor (Íshara-Pranidhâna)

1-Pureza – se refere a higiene do corpo e da mente. A pureza mental pode ser desenvolvida com o uso da concentração e da meditação. A personalidade deve ser tão pura que possa refletir sem distorções o brilho de Si Mesmo Transcendente, o que significa que o aspirante no caminho espiritual venceu todas as camadas que o impediam chegar à iluminação.

2-Contentamento- é uma virtude em que o aspirante à verdadeira realização reconhece que deve preencher o vazio interior e afastar de si a necessidade de adquirir cada vez mais coisas com a ilusão que ficará satisfeito.

3 – Disciplina – no Bhagavad-Gitá, a Canção do Senhor que narra o diálogo entre Krishna e Arjuna já prontos para a guerra no Campo de Batalha, há distinção de três tipos de disciplina que podem ser usadas para controlar a natureza material :

Disciplina do corpo: oferecer a Deus, mestres e sábios adoração comportando-se com pureza, retidão, castidade e não-violência.

Disciplina da fala: evitar palavras que estimulem inquietação e usar somente aquelas que transmitem sensações agradáveis e benéficas, bem como a prática do estudo (Svadhyâya)

Disciplina da mente: ser bondoso, falar somente o necessário, exercitar a prática do silêncio, autocontrole para a purificação dos estados interiores.

4-Estudo – a palavra Svadhyaya é composta de sva (“seu próprio”) e adhyaya (“entrar em”) e tem como objetivo deixar-se absorver pela sabedoria dos antigos. A compreensão intelectual não é importante. A orientação é meditar nas verdades reveladas por videntes e sábios que só podem ser entendidas com o coração, para que o estudante possa ser transformado e seguir sua caminhada em direção ao Divino. Como estudo também inclui-se a recitação de mântrica meditativa (japa).

5-Devoção – a ideia da Devoção ao Senhor faz parte do Yoga desde os primórdios. Na Devoção ao Senhor é o coração que se abre para prosseguir no caminho espiritual com gratidão. O aspirante espiritual está entregue aos desígnios do Criador e permite ser um instrumento da consciência superior. 

Os Nyamas exigem de nós um esforço pessoal, para que haja a possibilidade de alcançar a graça de intervenção Divina no progresso para a realização.


Para terminar sugiro algumas atitudes que podem ajudar a viver melhor

Não violência(Ahimsa)
Uma sugestão para agir com não violência é ser paciente. Em momentos difíceis fique calmo e mantenha-se seguro e firme. Faça tudo o que tiver que fazer devagar. Coloque amor em todas as suas atitudes e preserve sua mente tranquila. Observe a respiração toda vez que algum fato fugir do seu controle. Lembre-se que nem tudo podemos controlar.

Veracidade (Satya)
Se comprometa a fazer o que disse que faria. Assuma a culpa, quando for necessário. Valorize o que você tem agora. Seja original. Não tenha medo de críticas.

Não Roubar (Asteya)
Seja autêntico e sinta a força que desabrocha da alma. Se observe e fuja de cair na armadilha do ego. Viva de acordo com as Leis do Amor. Procure transformar o mundo para melhor.

Castidade (Brahmacarya)
Para aqueles que não são monges ou padres e que não fizeram votos de castidade, pode ser interpretado também como pureza de coração. Ser puro significa estar distante de sentimentos como medo, conflito e ilusão. Faça o que tiver que fazer com determinação e muito amor. Todo dia quando acordar diga para si mesmo que deseja renovar, renascer e inspirar-se no Amor universal. Visualize-se envolto de uma luz branca que preenche o seu Ser de força purificadora.

Não cobiçar (Aparigraha)
Seja produtivo, tenha objetivos claros em sua mente e respeite sua vida. Lembre-se que seu futuro depende da atitude que você tiver hoje. Inclua em seus planos a prestação de serviços comunitários, sem esperar nada em troca. Doe-se em benefício do Planeta.

Compaixão (Daya) ou Amor Ativo
Descubra uma forma particular de amar e viva intensamente o amor a todos os seres e ao Planeta. No lugar de exigir use a palavra preferir e receba com mais compreensão o que vem do Universo para sua vida.
Aceite a si mesmo como é. Lembre-se que você é único e jamais esqueça de investir no progresso espiritual. Agradeça. A gratidão é um sentimento nobre e faz parte da Lei de Abundância. Quanto mais se agradece, mais possibilidade temos de receber o carinho do Universo.

Retidão (Arjava) ou Integridade Moral
Observe tudo o que tem vida e o que ela representa para cada ser. Atente para as diferenças e as necessidades de cada um. Comporte-se sempre no intuito de investir em ambientes saudáveis e harmoniosos. Liberte-se dos apegos que possam impedir sua integridade moral.

Paciência (Kshama) ou capacidade de deixar que os acontecimentos se desenrolem no próprio ritmo.
Paciência é a ciência da paz. Quando deparar com uma situação que o irrite, procure ter calma e ver em cada ser a porção Divina que cada um traz. Silenciosamente procure sempre ver o melhor nas situações e nas pessoas. Lembre-se quantas pessoas deixaram de morrer em acidentes de avião porque perderam o voo. Essa atitude costuma ser milagrosa. Experimente!

Constância (Dhriti) ou a capacidade de permanecer fiel aos próprios princípios
Seja autêntico ao acreditar em seu potencial Divino. Fale o que irá melhorar as pessoas e as situações, de acordo com sua crença e experiência de vida.


Dieta (Mita-Ahara)  pode ser considerada uma subcategoria do não roubar, pois os excessos alimentares são uma forma de roubar os outros seres e a natureza.
Abra o seu coração, ouça a sua voz interior e siga sua intuição. Há um tempo para tudo. Deixe o tempo atuar em sua vida. Assuma total responsabilidade pelo seu bem-estar, mesmo que para isso precise deixar de comer ou diminuir o consumo do que mais gosta. Pergunte para si mesmo qual a alimentação que deve adotar, ouça seu corpo e desenvolva novos hábitos alimentares, se for necessário. Coloque os seus limites e não se deixe levar por outras opiniões.  Observe também como você está se alimentando física, emocional e mentalmente.

Pureza (Saucha)
Toda a ação realizada com amor incondicional é considerada organicamente pura. Observe seus pensamentos e valorize apenas os positivos. Quanto aos pensamentos negativos, troque-os por outros melhores. Adote hábitos que o façam sentir-se puro, como beber bastante água mineral, tomar vários banhos por dia e sempre se banhar em rios, cachoeiras e no mar.

Contentamento (Samtosha) Observe se você tem escutado a sua voz interior e se tem seguido as recomendações.  Há um tempo para tudo. Dê tempo ao tempo.

Disciplina (Tapas)
Observe o uso das palavras. Você pratica o que fala? Seja disciplinado com os compromissos que assumir.

Estudo ou Autorreflexão (Svâdhyaya)
Um bom livro ajuda a encontrar novas ideias e desenvolver a capacidade criativa. Tenha sempre um livro de cabeceira com ensinamentos sagrados e aproveite para deixar que o conteúdo embale seu sono. A Autorreflexão beneficia a todos que necessitam se aperfeiçoar.  Não só os textos clássicos como o Yoga Sutra , o Bhagavad Gita, o Tao Te Ching , a Bíblia , o Talmude, mas também os livros espirituais ou inspiradores nos ajudam a compreender melhor nossas atitudes, falhas, comportamento e, ainda, colabora na nossa mudança interior.

Devoção ao Senhor (Íshara-Pranidhâna)
A rendição (Pranidhana) a uma fonte mais elevada (Ishvara) é um verdadeiro ato de prática de yoga e requer de nós a decisão de ofertar todas as nossas ações, pensamentos, palavras e emoções ao Criador. Assim, nossa vida será alinhada para receber a todo instante as graças do sagrado. Experimente colocar em prática o que  Krishna porpõe para Arjuna, descirto no capítulo 9, versos 26, 27 e 28 do Bhagavad Gita,:”Se uma pessoa Me oferecer com amor e devoção uma folha, uma flor, frutas ou água, Eu aceitarei. Ó filho de Kunti, tudo que você fizer, tudo que você comer, tudo que você oferecer e presentear, bem como todas as austeridades que você executar, tudo deve ser feito como um oferecimento a Mim. Dessa maneira, você se libertará de todos os resultados das ações boas e más, e através deste princípio de renúncia, você se libertará do cativeiro da ação e virá a Mim.”


Asana
Escolha uma série de exercícios e faça diariamente. (Ver página 6 J )

Pranayama
Pare alguns minutos e observe sua respiração pelo menos três vezes ao dia. Com a prática, exercite mais vezes ou por mais tempo. Essa técnica de concentração que reduz o ritmo de pensamentos, acalma os batimentos cardíacos e beneficia o aparelho respiratório.

Pratyahara
Volte-se para o seu interior e permaneça em silêncio o máximo de tempo que conseguir.

Dharana – Para desenvolver a concentração foque um ponto entre as sobrancelhas ou na ponta do nariz. Sempre que seus olhos desviarem-se do ponto é porque está entrando pensamentos em sua mente. Não reprima os pensamentos. Entre em contato com eles e deixe que sigam seu rumo. Volte os seus olhos novamente para o ponto entre as sobrancelhas ou ponta do nariz. Faça esse exercício alguns minutos por dia.

Dhyana – Depois de algum tempo praticando a concentração, o praticante percebe que o fluxo dos pensamentos diminue ou desaparece. Com a mente tranquila escolha uma posição confortável e permaneça por algum tempo imóvel.
Samadhi  (do sânscrito samyag "correto" + ādhi, "contemplação") – Nesse estágio o praticante sente-se pleno e inundado pela Graça da união, do amor, da alegria, da gratidão e da bondade Divinas.  A consciência atinge patamares de conhecimento além do intelecto.  Assim, pela prática dos yamas e nyamas pode-se atingir Samadhi.
Quando um iogue desencarna, os indianos denominam como Mahāsamādhi, literalmente "grande samādhi". Acredita-se que todo iogue praticante que alcançou o estágio de Samadhi saí consciente do corpo físico na hora da morte.
O significado da palavra é diferente em outras tradições religiosas.

Pesquisa
Livro: A Tradição do Yoga. Autor: Georg Feuerstein
O Livro das Atitudes I e II

Sugestão de prática para todos os dias
(Qualquer dúvida pode me perguntar. 
Se desejar mais exercícios é só me pedir.)

Assim que acordar, ainda na cama:

- movimente 10 vezes os dedos dos pés (abre-fecha e extensão-flexão) e das mãos (abre-fecha)


- gire os tornozelos e os punhos 10 vezes para cada lado


- faça movimentos de extensão e flexão dos punhos e tornozelos por 10 vezes também.


- faça movimentos com as pernas como se estivesse pedalando, com cuidado para não forçar a coluna. Deixe   o movimento ser suave  e relaxado. Faça círculos para frente e para trás.


- descanse unindo as solas dos pés (Borboleta) 

Espreguice. Alongue todo o seu corpo. Boceje, se tiver vontade.

Lembre-se de virar de lado, apoiar antebraço e mão no colchão para levantar delicadamente.

Faça a respiração Kapalabhati em três ciclos.
Atenção: esse exercício é contraindicado para hipertensos, pessoas com úlcera ou gastrite

Logo após, apenas observe o ar que entra e sai pelas narinas por alguns minutos.



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