terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Vishuddha Chakra


Yantra (símbolo) Vishuddha Chakra


Vishuddha, também conhecido como o chakra laríngeo, fica situado na garganta, exatamente entre a clavícula e a laringe. A glândula endócrina, ou órgão linfático, associado a esse centro energético é a tireóide.


É o centro da expressão. Quando está aberto e harmonioso a pessoa sente-se confiante de que é capaz de comunicar as suas necessidades. Do contrário, o indivíduo tem a impressão que não está sendo ouvido.


Segundo Deepak Chopra e David Simon, no livro As Sete Leis Espirituais da Ioga, a Lei que governa esse centro de energia é a Lei do Desapego. O indivíduo precisa se desapegar das preocupações com críticas ou censuras para que possa expressar sua verdade. Isso não significa que é preciso dizer ofensas aos outros ou dizer tudo o que vem a cabeça, mas expressar com a habilidade de se fazer entender e conseguir se comunicar para que a energia flua livremente pelo chakra da expressão.


O Ujjayi Pranayama colabora para dissolver a energia estagnada e purificar o Vishuddha Chakra. Em Ujjayi pranayama contraímos parcialmente a glote deixando uma minúscula abertura para o ar.  O som produzido pelo atrito do ar contra a glote é suave e uniforme. Atenção: É contraindicado para pessoas com hipertireoidismo, hipertensos e problemas nas coronárias.


Algumas características do Vishuddha Chakra


Durga
Questões fundamentais: auto expressão,comunicação e vontade  
Área da coluna associada: terceira vértebra cervical  
Sistema fisiológico: respiratório  
Aspecto interno: expressão  
Ação física: comunicação  
Ação mental: pensamento fluente
Ação emocional: independência, frustração e liberdade
Ação espiritual: segurança, auto expressão e criatividade
Necessidade básica: capacidade de aceitar mudanças
Órgãos associados: pulmão, garganta e intestinos
Cor: azul
Mantra semente (Bija Mantra): HAM  
Deidade: Durga  
Sentido: audição



Doenças associadas:


Hipertireoidismo, hipotireoidismo, cistos e câncer na tireoide, amidalite, inflamação e dor de garganta, perda da voz (laringite), aperto ou caroço na garganta, surdez, tinidos, asma, bronquite e enfisema, sinusite, catarro, nariz escorrendo, úlceras bucais, herpes labial, buxismo, necessidade de usar dentadura, sangramento das gengivas e esclerose múltipla.

Todos os chakras

Sugestões para equilibrar o Vishuddha Chakra


1-Se começar a fazer um diário onde você registra suas alegrias e tristezas, ao chegar à última página poderá olhar para trás e comemorar o quanto você progrediu.

2-Aprenda a se expressar, em vez de se reprimir, entendendo que, seja qual for a reação que você desperta, liberará outra pequena parte sua para uma vida mais plena.

3-Faça uma lista de quatro cosas que gostaria de conseguir fazer nos próximos 6 meses e depois escreva as razões, quaisquer que sejam, que você tem para achar que pode não conseguir. Depois, pergunte a si mesmo quais delas são desculpas e quais são reais. Não se limite, pois a expressão de ideias criativas atrai abundância.

4- Promova sua criatividade alimentando um novo interesse, como dança, canto, cerâmica, artes plásticas, escrita etc.

5-Se decidir contar seus planos aos amigos ou familiares, fale como se já estivessem sendo postos em prática e você soubesse que vão dar certo, em vez de ficar alimentando medos ou dúvidas.

6-Lembre-se que “tentar” baseia-se no medo de “não chegar a ser grande coisa”, por isso pare ou prefira “trabalhar”, que lhe dá tempo e espaço para saborear o processo.

7-Escolha as palavras com cuidado e descarte os pensamentos e frases que você não gostaria que lhe dirigissem. Não desperdice energia com fofocas.

8-Tome nota dos momentos em que se sente esgotado e procure entender o sistema de crenças que está por baixo e que foi desencadeado naquela hora. Depois verifique se ainda acredita nessas ideias e, se não acreditar, tome a decisão e muda-las ou abandoná-las.  As afirmações podem ajudar, mas quando a insegurança é muito grande, as palavras não têm força suficiente para mudar os pensamentos nocivos. É melhor agir ou vestir-se de uma forma que expresse a nova opinião que você criou a seu respeito.

9-Se você é muito analítico, trabalhe no sentido de abrir mão da necessidade de saber tudo e de fazer perguntas para se tranquilizar. Aprenda a confiar e saboreie a liberdade de não ser obrigado a ter o controle de tudo o tempo todo.

10-Azul é a cor associada ao chakra da garganta e pode ser usado para acalmar, tranquilizar e curar-nos. Também é a cor da autoridade e da expressão e, por isso, perfeita para usar em entrevistas ou palestras.
Pesquisas realizadas:


Livro: Anatomia da Cura - Christine R. Page

Livro:A Bíblia dos Chakras - Patricia Mercier

Livro: As sete leis espirituais da ioga - Deepak Chopra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário