sábado, 11 de maio de 2013

O despertar consciente da respiração


Por Valéria Guizo Duarte




O ato de respirar manifesta-se como uma grande força que mantém a vida.  A cada inalação, logo em seguida uma exalação e, assim, nesse processo contínuo abrem-se novas possibilidades a cada segundo.  Sem respiração não há sorte e nem propósitos. A vida deixa de existir.



A respiração só é permitida nesse processo contínuo, por existir  bilhões de moléculas de oxigênio que são liberadas sem parar pelos campos de plâncton dos mares e pelas florestas tropicais.  Esse gás incolor, apenas azul em estado líquido ou sólido,  inodoro e não combustível é a base de todas as criaturas vivas e representa aproximadamente 20 por cento da composição da atmosfera  do planeta Terra.  A ausência  de oxigênio destrói as células do cérebro em 4 a 6 minutos. Quando há interrupção do fluxo, esse processo ocorre em apenas 10 segundos. 



A respiração superficial, mesmo que a pessoa esteja com a saúde perfeita, está associada mais a estagnação do que a um movimento vivo. É fácil encontrar pessoas olhando o sol  se pôr dia após dia, ao descansar em suas ruínas, sem manifestar um movimento em prol da própria existência.  Viver  torna-se mera distração. Mesmo assim, os pulmões realizam a ligação entre o mundo exterior e o interior, o que torna  clara a troca entre dar e receber a cada respiração.



Como um segredo dito em nossos ouvidos, o corpo anseia pelo oxigênio ao  manifestar o seu pedido insistente a cada inalação. Como agradecimento deve-se concentrar a  atenção no ar que entra e sai pelas narinas  e aproveitar os benefícios gratuitos que ele nos fornece, para que o organismo funcione em harmonia.  Observe como seu corpo físico reage a uma respiração profunda e consciente.  Independe se parado ou em movimento, sentado ou em pé, o que importa é valorizar e tomar consciência de que pode-se abandonar um estado quase vegetativo para extrapolar a vida, ao expandir o oxigênio por todo o organismo. Seus órgãos anseiam por esse gás que leva a vitalidade e em contrapartida irá lhe presentear com saúde e bem-estar.



Se decidir ganhar tempo em sua vida, olhe para os lados e observe a respiração presente em todo o organismo vivo, que para sobreviver precisa trocar oxigênio e dióxido de carbono com o seu ambiente. O ato de respirar é uma medida não verbal, que reflete a quem encontramos o nosso estado interior. Assim, não espere para iniciar sua jornada individual para dentro de si mesmo.  Comece já a utilizar um bem precioso, gratuito e disponível: a respiração consciente.



A concentração em si mesmo fornece a possibilidade de usufruir da vida, mesmo nos momentos de esforço e na eventual luta de todos os dias. Com o passar do tempo, a prática da respiração consciente lhe presenteará  com o  despertar da sua atenção para as sutilezas e características que acontecem além do corpo físico. No início parece  algo mágico, mas depois tudo torna-se muito simples.



A respiração pode ajudar a desfazer bloqueios e a despertar o interesse no reconhecimento interno, o que facilitará entender os problemas com mais clareza. Há até quem diga que obteve acesso a sentimentos reprimidos. A experiência é individual, mas com certeza a respiração consciente abre caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário