sexta-feira, 27 de março de 2015

O cérebro e o supercérebro - parte 1

Por Valéria Guizo Duarte

Imagem do site http://www.guia.heu.nom.br
O complexo cérebro humano ainda guarda muitos mistérios. Imagine que mais de 100 bilhões de neurônios - células nervosas - se conectam formando sinapses - redes neurais - com até um quatrilhão de conexões, que reorganizam-se em resposta ao mundo que nos cerca.

A anatomia e fisiologia do cérebro são temas estudados pelos cientistas que anseiam por encontrar respostas para algumas reações cerebrais. 

Esse órgão do corpo humano, protegido pelo crânio, estimula os curiosos a arriscar palpites sobre sua capacidade. Literaturas são publicadas com inúmeras sugestões, enquanto a confirmação das teorias pelas pesquisas científicas são aguardadas. Dentre as inúmeras comprovações, o cérebro humano: controla e coordena a motricidade voluntária; é responsável pelo pensamento abstrato e criativo e pela fluência da linguagem; processa os estímulos visuais e auditivos; possibilita a percepção das sensações como o tato, dor, calor e possibilita a localização no espaço. Com tantas tarefas importantes, é necessária uma atenção especial para esse órgão responsável por  tudo o que fazemos em nosso cotidiano.

Deepak Chopra, escritor e médico indiano radicado nos Estados Unidos, e Rudolph E. Tanzi, professor de neurologia da Universidade de Harvard, escreveram o livro Super Brain – traduzido para o português com o título de “Super Cérebro”.

Nesse livro, os autores defendem que os humanos podem desenvolver um super cérebro e usar com consciência o potencial desse órgão. “O cérebro é infinitamente adaptável, e podemos desempenhar nosso quádruplo papel – líder, inventor, professor e usuário – com resultados muito mais satisfatórios do que fazemos hoje.”¹

No papel de líder, a pessoa transmite ordens ao cérebro e inspira-se a cada instrução recebida pelo estímulo enviado. “O cérebro tem a capacidade milagrosa de quanto mais lhe pedimos, mais ele nos dá.”²

Como inventor, o indivíduo é capaz de criar dentro do cérebro novos caminhos e conexões. “Estamos exigindo muito pouco de nosso cérebro quando deixamos de lhe solicitar novas habilidades todos os dias.”³

Ao agir como professor, novas habilidades são ensinadas ao cérebro. “Como um bom aluno, devo me manter aberto ao que não sei, ser receptivo em vez de me fechar para o novo.” 4

No papel de usuário é responsabilidade da pessoa manter o cérebro em boas condições para funcionar de forma satisfatória. “Hoje a mania de consumir alimentos bons para o cérebro faz as pessoas correrem atrás de vitaminas e enzimas. Mas a nutrição mais adequada para esse órgão é tanto mental quanto física. Álcool e tabaco são tóxicos e expor o cérebro a eles é abusar de sua capacidade.  Raiva, medo, estresse e depressão também representam um uso inadequado.” 5

Na obra os autores caracterizam um cérebro básico e recomendam como agir em cada papel desempenhado por nós para desenvolver um super cérebro . Abaixo estão as afirmações que uma pessoa faz quando usa o cérebro básico e como deve pensar para colocar o super cérebro em prática.

A opção de conduzir o cérebro para desenvolver novas habilidades é só sua. Torne-se um observador silencioso de tudo o que o cérebro faz. Conecte mente e cérebro. Seja determinado e paciente. Experimente ter uma mente harmoniosa e sentir-se em paz. Vale tentar.

Líder

Cérebro básico
  • Não me comportei hoje de maneira muito diferente da de ontem.
  • Sou uma pessoa metódica.
  • Não estimulo minha mente com novas atividades com muita frequência.
  • Gosto de familiaridade. É a maneira mais confortável de viver.
  • Para ser honesto, existe uma tediosa repetição em casa, no trabalho e em meus relacionamentos.
Super cérebro
  • Vejo cada dia como um mundo novo.
  • Presto atenção para não adquirir maus hábitos, e, se crio algum, posso abandoná-lo com facilidade.
  • Gosto de improvisar.
  • Detesto o tédio, que para mim significa repetição.
  • Procuro novidades em muitas áreas da minha vida.


Inventor

Cérebro básico
  • Não posso dizer que estou me desenvolvendo da maneira como quando era mais jovem.
  • Quando aprendo uma nova habilidade, não a levo adiante.
  • Tenho resistência a mudanças e às vezes me sinto ameaçado por elas.
  • Não vou além daquilo que já domino.
  • Gasto muito tempo em atividades passivas, como ver televisão.
Super cérebro
  • Vou continuar evoluindo durante toda a minha vida.
  • Quando aprendo uma nova habilidade, levo-a o mais longe possível.
  • Adapto-me rapidamente às mudanças.
  • Se não realizo bem alguma coisa da primeira vez, não tem importância. Gosto de desafios.
  • Sou bastante ativo, com apenas curtos períodos de inatividade.


Professor

Cérebro básico
  • Estou muito acomodado na maneira como encaro a vida.
  • Estou apegado a minhas crenças e opiniões.
  • Deixo que os outros tomem a iniciativa de se especializar em algum assunto.
  • Raramente assisto a programas educativos ou frequento palestras.
  • Já faz um bom tempo que não me sinto verdadeiramente inspirado.
Super cérebro
  • Gosto de me reinventar.
  • Recentemente abandonei uma velha crença ou opinião.
  • Existe pelo menos um assunto que conheço profundamente.
  • Assisto a programas educativos e frequento as universidades locais.
  • Sinto-me inspirado todos os dias de minha vida.

Usuário


Cérebro básico
  • Recentemente, perdi o controle por um momento, em pelo menos uma área de
  • minha vida.
  • Meu nível de estresse está muito alto, mas eu consigo aguentar.
  • Tenho medo de ter depressão ou estou deprimido.
  • Minha vida pode tomar um rumo que não desejo.
  • Tenho pensamentos obsessivos, aterrorizantes ou ansiosos.
Super cérebro
  • Sinto-me confortavelmente controlado.
  • Evito situações de estresse afastando-me delas e não lhes dando importância.
  • Meu humor é constantemente bom.
  • Apesar de acontecimentos inesperados, minha vida caminha na direção que quero.
  • Gosto da maneira como minha mente funciona. 


 Livro:

Super cérebro
Como expandir o poder transformador da sua mente.
Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi


Notas:

Livro Super cérebro

1-pág. 31
2-pág. 32
3-pág. 34
4-pág. 35
5-pág. 36




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