segunda-feira, 28 de abril de 2014

Mantra - O Som do Amor


Mantra é uma palavra em sânscrito  que pode ser traduzida como controle da mente, uma vez que é formada por  man - mente e tra - controle. No dicionário Novo Aurélio está definida como instrumento para conduzir pensamento.


A origem da palavra está relacionada ao hinduísmo.  No contexto da cultura védica, mantras são textos metrificados que aparecem nas literaturas sagradas milenares, recebidas diretamente por sábios ou Rishis, como os quatro Vedas: Ṛg, Sama, Yajur e Athārva, Brahmanas e Upanisads.  Assim, mantra deve ser recitado em sânscrito, em outro idioma são palavras de poder ou  afirmações, que também possuem efeitos positivos.


O mantra é repetido com o intuito de purificar a mente, despertar a consciência para a nossa verdadeira identidade - alma imortal da criação Divina - e no auxílio da concentração. Os praticantes garantem que entoar mantra colabora com a diminuição do fluxo de pensamentos, tranquiliza a respiração, além de transmitir uma sensação de paz profunda. Já os Mestres espirituais explicam que tais benefícios são conquistados por serem palavras sagradas canalizadas por sábios, que possuem conotação espiritual, e ao atuarem na consciência purifica o intelecto.


O ideal é repetir o mantra 108 vezes. Para se ter o controle das recitações utiliza-se o malã, um colar de 108 contas feito de materiais como: sandalo, tulasi, neem, rudraksha ou cristal. Com a recitação diária de uma ou mais voltas do malã, o cordão torna-se imantado e transforma-se em um objeto de proteção. 


Japa significa recitação. Assim, ouvimos muitas vezes a expressão japa-malã, que significa a recitação do colar. 


A recitação pode ser individual ou em grupo. O importante é o estado mental do praticante. 


Cada pessoa tem a liberdade de escolher quais os mantras que deseja recitar, uma vez que há mantras para diversas finalidades. 


A recitação é uma disciplina meditativa e pode ser feita em voz alta (vaikhari), em murmúrio (upamshu), mentalmente (manasa) ou escrever o mantra repetidas vezes (likhīta japa).

A eficácia da recitação do mantra foi estudada por John Blofeld, um escritor britânico que se tornou conhecido por pesquisar sobre o pensamento e a religião do continente asiático, especialmente o taoísmo e o budismo chinês. Suas considerações podem ser encontradas no livro Mantras – Palavras Sagradas de Poder. Nessas pesquisas Blofeld concluiu que não é necessário saber o significado do mantra para sentir os benefícios e observou que o mesmo mantra entoado de forma muito diferente em países diversos, sempre produziu os efeitos esperados.

Alguns psicólogos ocidentais defendem que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolve quem o entoa e ainda que a recitação realizada por uma pessoa interfere no padrão vibratório de uma região inteira.

Tipos de mantras

Os mantras podem ser compostos por uma sílaba (bijamantra) ou por versos.

Bijamantra é o som semente está relacionado a criação e suas diferentes manifestações.




Alguns Mantras Semente (Bija Mantras) 

OM – vibração natural do universo

GAM – Ganesha

Chakra básico – Muladhara – LAM

Chakra umbilical – Swadhistana – VAM






Chakra abdominal – Manipura – RAM

Chakra cardíaco – Anahata – YAM

Chakra laríngeo – Vishuddha – HAM

Chakra localizado no ponto entre as sobrancelhas – 
Ajña – OM

Chakra coronário – Sahashara -  já não possui mantra, mas podemos recitar o OM ou o Shanti (Paz) 

Outros Mantras 


LOKA SAMASTA SUKINO BHAVANTU 

Traduções:

- Que todos os seres do Universo sejam felizes!

- Que a Energia Primordial traga o bem e a paz para todos os seres, para todo o universo.


Gayatri Mantra 

Gayatri
OM BHUR BHUVAH SVAH

TAT SAVITUR VARENYAM

BHARGO DEVASYA DHIMAHI

DHIYO YONAH PRACHODAYAT
 


O Gayatri é devotado à deusa Gayatri (Mãe dos Vedas).

Recomenda-se que ele seja cantado pela manhã ou quando o sol se põe. Ao recitar o Gayatri pedimos que as vibrações solares emanadas nos tragam vigor e entusiasmo.

Algumas traduções do Gayatri Mantra: 

- Ó Senhor deste Universo, Tu que estás em todo lugar, nos retire toda a obscuridade e nos conduza para a Luz.

- Ó Mãe Divina, afaste a escuridão de nossos corações e ilumina  nosso Ser Interno. Dái-nos um claro intelecto, onde a Tua imagem possa sempre se refletir. 

Asa To Ma 

ASATO MÃ SAD GAMAYA

TAMASO MÃ JYOTIR GAMAYA

MRITYOR MÃ AMRTYUM GAMAYA 

Traduções:
 
- Que a Energia Primordial nos conduza da irrealidade para a realidade, da ignorância para a luz, da mortalidade para a imortalidade.

Outra tradução:

- Do irreal, leve-me para o real
Da escuridão, leve-me para a Luz
Da morte, leve-me para a Imortalidade.

Sat = existência, realidade, verdade
Asat = não-existência, não realidade, não verdade 



OM Purnamadah Purnamidam 


OM PURNAMADAH PURNAMIDAM

PURNAT PURNA MUDA CHYATE

PUYRNASYA PURNAMADAYA

PURNAMEVA VASHISHATE 

Traduções:

 Isto é perfeito, aquilo é perfeito
O que vem da Perfeição é perfeito
O que fica depois da Perfeição é perfeito
Se o perfeito for retirado da Perfeição

A Perfeição permanece



 OM Sahanaa Vavatu

OM SAHANAA VAVATU

SAHA NAU BHUNAKTU

SAHA VEERYAM KARAVAVAAHAI

TEJAS VINAA VADHEE TAMASTU

MAA VIDVISHAAVAHAI

Tradução:

Que a energia primordial nos proteja. Que ela nos nutra. Que possamos adquirir a capacidade de estudar e entender os textos sagrados. Que nosso estudo seja brilhante. Que não nos intimidemos uns com os outros. Que possamos crescer no discernimento. Que haja paz, paz, paz em todos os planos.


Shanti

OM SHANTI, SHANTI, SHANTIH

HARI OM 

Shanti = Paz 

Esse mantra é entoado no sentido de desenvolver e conduzir a educação espiritual de cada praticante para a Paz num sentido geral. 

A palavra SHANTI é entoada por três vezes para representar as três categorias em que se manifestam as perturbações à paz:

ADHIDAIVIKAM: significa literalmente “perturbações que advém de intervenção divina”, ou seja, fenômenos tais como tsunamis, tremores de terra, entre outros. Assim, o primeiro SHANTI representa “estejamos protegidos das perturbações / obstáculos que ultrapassam o nosso controle”; 

ADHIBHAUTIKAM: significa literalmente “perturbações mundanas”, ou seja, fenômenos como comportamentos ruidosos, problemas que surjam das relações interpessoais ou da normatização imposta pelos governos,  entre outros. O segundo SHANTI representa “estejamos protegidos das pessoas e do meio que nos envolve”;

ADHYATMIKAM: significa literalmente “as perturbações que se manifestam do Si”, ou seja, as perturbações que surgem da mente, da emoção ou do ego. E, ainda, perturbações que produzam apego ou aversão, tais como a luxúria, a inveja, cobiça, ódio, raiva entre outros. Ao terceiro SHANTI entendemos como “estejamos protegidos dos obstáculos interiores”.

Após entoar cada SHANTI manifesta-se um momento silencioso, e este representa a verdadeira paz. SHÁNTI é a realização da natureza iluminada e espiritual do praticante. 

Hari OM = invocação ao Absoluto manifesto. 

Mantra para Ganesha 
(Remove os obstáculos, protege o intelecto e abre os caminhos)
Shiva e Ganesha



OM GAM GANAPATAYE NAMAHA

Remove os obstáculos, tanto materiais como espirituais. Ganesha ajuda a encontrar outras maneiras de superar obstáculos. 




Mantra para Shiva 
(Transformador)


OM NAMAH SHIVAYA 

“Saúdo, Shiva, o Transformador e inclino-me perante o meu divino Ser interior". 

Recitado repetidas vezes relaxa o físico e o mental, além possuir eventuais efeitos curativos.

Outro mantra:


OM NAMAH SHIVAAYA
SHIVAYA NAMAHA,
SHIVAAYA NAMAH OM
SHIVAAYA NAMAHA, NAMAHA SHIVAAYA
GIRIJAA SHANKARA NAMAH SHIVAAYA
ARUNAACHALA SHIVA NAMAH SHIVAAYA




Mantra para Krishna


HARE KRISHNA HARE KRISHNA

KRISHNA KRISHNA HARE HARE
Krishna


HARE RAMA HARE RAMA

RAMA RAMA HARE HARE


São três nomes em sânscrito, dispostos em forma de poesia.

Entre os diversos significados, o mais conhecido foi transmitido pelo Mestre Prabhupada, que divulgou o movimento Hare Krishna no ocidente. 

"Ó Senhor Todo-Atrativo e fonte de todo o prazer, ó energia do Senhor, por favor, ocupai-me no vosso serviço".

Nenhum comentário:

Postar um comentário