sábado, 30 de novembro de 2013

Anahata Chakra

Yantra (símbolo) do Anahata Chakra




O chakra localizado no centro do peito é o Anahata, em sânscrito, ou cardíaco, em português. Está associado ao elemento Ar e é a sede da Alma Divina ou Eu Superior.


O Anahata chakra está associado ao coração, um músculo que bombeia sangue rico em oxigênio para todo corpo. O coração faz parte do sistema circulatório, juntamente com os vasos sanguíneos, sendo responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. 


Está associado ao timo, um órgão linfático que tem como função produzir linfócitos especiais chamados células-T, que são vitais para o sistema imunológico. O timo regula o crescimento e as contrações musculares. Como ação energética monitora o fluxo de energia e era conhecido como “sopro da alma”, do qual a energia humana despendia.


Nos ensinamentos tântricos o chakra cardíaco está associado às questões do coração, como amor romântico e o incondicional. 


Segundo Deepak Chopra, em seu livro As sete leis espirituais da ioga, “o quarto chakra representa a energia unificadora do amor e da compaixão e dedica-se a superar a separação e a divisão. Quando o centro do coração está bloqueado, tem lugar um sentimento de distanciamento com relação aos outros. Quando o centro do coração está aberto e harmonioso, você se sente conectado em um nível profundo a todos os seres da sua vida.”


Glândulas de todos os centros energéticos com destaque para o Timo.
Outras características do Anahara

Plexo nervoso: cardíaco
Questões fundamentais: paixão, ternura, questões da criança interna e rejeição
Aspecto espiritual: devoção, amor por si mesmo, perdão
Emoções: alegria, mágoa, amargura
Órgãos associados: coração, seios
Necessidade básica: dar e receber incondicionalmente
Cor: verde
Sentido: tato
Deidade: Krishna
Elemento: Ar
Bija Mantra(mantra semente): Yam
Ação mental: paixão
Ação espiritual: devoção
Ação física: circulação

Doenças associadas:.infarto do miocárdio (ataque cardíaco), pericardite, doença arterial, doenças do sistema imunológico (alergias e hipersensibilidade, aids, câncer, câncer do seio, cisto benigno no seio, doenças auto-imunes, encefalomielite miálgica _síndrome da fadiga crônica ou fibromialgia; febre glandular – mononucleose, leucemia, linfoma (mal de Hodgkin), gripe) e anorexia nervosa e bulimia

Sugestões para equilibrar o Anahata

1-Comece por amar a si mesmo amando o próprio corpo, a começar pelas partes que considera mais aceitáveis. Passe óleos perfumados no corpo e reserve algum tempo para um banho realmente maravilhoso.

2-Olhe para a sua vida presente e veja se ela ainda o empolga; se não, o que precisa mudar?

3-Pratique usar a intuição sempre que puder, sintonizando-se com seu coração e perguntando se essa pessoa ou ideia se harmoniza com seu ser interior; se não se harmonizar, seja fiel a seus sentimentos.

4-Procure descobrir de que formas você pode estar se dissociando de sua vida e pergunte: ”De que tenho medo no amor?” Tome a decisão de dispender mais tempo curtindo o momento presente.

5-Afirme seu desejo de ter um amor verdadeiro dizendo: “Sou amado, sou amável, estou amando”.

6-Procure uma meditação para o coração. Sente-se num lugar sossegado e concentre sua atenção na área do chakra do coração. Depois, simplesmente deixe a respiração movimentar-se lentamente através dessa área. Deixe as emoções virem à tona enquanto você mantém o processo sem necessidade de julgar, compreender ou consertar. Se chorar, tudo bem. Conviva com a emoção até poder absorvê-la em seu ser com perdão e compaixão.

7-Lembre-se de todas as pessoas que amam você e imagine esse amor envolvendo-o até você sentir o calor e o afeto. Agora, imagine-se no meio dessa multidão e veja –se absorvendo o amor em seu ser.  Há alguma parte sua que tem dificuldade de aceitar esse amor? Se houver, continue assim até a resistência se dissolver e a parte difícil se fundir com o todo.

8-Tome a decisão de perdoar alguém que o magoou no passado. Escreva uma carta que expresse seus sentimentos, mas também ofereça perdão; depois decida se vai manda-la ou queimá-la. Ambas as atitudes surtem efeito. Envolva esse alguém em amor e luz e, falando com o coração dele, diga-lhe que já está na hora de soltar o nó que amarra vocês dois. 

9-Tome a decisão de perdoar a sim mesmo, liberando toda e qualquer vergonha ou culpa que impede você de entrar em seu próprio coração e, se necessário, escreva uma carta de perdão para si mesmo.

10-Ver de rosa são as cores associadas ao chakra do coração e, cercando-nos com suas vibrações, podemos encontrar uma sensação de paz e harmonia.



Pesquisas realizadas:

Livro: Anatomia da Cura - Christine R. Page
Livro: A Bíblia dos Chakras - Patricia Mercier
Livro: As sete leis espirituais da ioga - Deepak Chopra e David Simon





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário