sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Montanha


Leme 5/2/2011
 A imagem de uma montanha nos remete a uma base estável, com estrutura firme e forte, características fundamentais para se construir algo duradouro.

Alguns tipos de vegetação escolhem a montanha para germinar e se unir harmoniosamente ao cenário.

Na prática de yoga, uma das principais posturas é Tadasana.

Do sânscrito, tada pode ser traduzido como montanha e ásana como postura.


Tadasana, então é a Postura da Montanha.

Essa postura pode ser praticada no dia-a-dia nas filas, enquanto se aguarda o ônibus e em outras situações em que se está em pé. 
http://yogabreathbybreath.com/

Ao invés de jogar o peso ora para uma perna ora para outra, deixar os ombros caídos para frente, coluna cervical com leve contração, que tal experimentar praticar Tadasana?

É simples: mantenha pés e pernas unidas. Alinhe todo o corpo, das plantas dos pés até o topo da cabeça. Os braços ficam ao longo do corpo, com as palmas das mãos viradas para as coxas. Mantenha os dedos das mãos unidos e apontados para baixo. Permaneça firme da cintura para baixo e alongado da cintura para cima, como se alguém o puxasse para cima pelo alto da sua cabeça.
A Postura da Montanha alinha todas as articulações e tonifica os músculos antigravitacionais.

Em Tadasana, você entra em contato com a energia de firmeza, determinação, estabilidade e força.  Além de corrigir desvios da coluna vertebral e minimizar a degeneração causada pelo envelhecimento na coluna, pernas e pés.

Cuidado!

Apesar de simples, a Postura da Montanha merece atenção. No livro Anatomia da Yoga, de Leslie Kaminoff, a autora enfatiza que Tadasana, ou qualquer postura em pé, deve ser praticada com moderação por pessoas que sofrem de dores de cabeça (cefaléia), insônia e pressão arterial baixa.


Fontes de pesquisa:
  • apostila do curso de formação da Associação Nacional de Yoga Integral (ANYI) 
  • livro Anatomia do Yoga de Leslie Kaminoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário